Barreiras rígidas contribuem para a segurança nas rodovias 

Uma barreira New Jersey é uma barreira de segurança, geralmente em concreto, utilizada como separador de fluxos de tráfego, como guarda em obras de arte ou para delimitar provisoriamente zonas em obras. Tem como principais vantagens uma elevada resistência ao choque e a ocupação de um espaço diminuto. 

Respeitando a NBR 14885, a medida pode ser implantada em rodovias por apresentar a vantagem de elevada resistência caso carros desgovernados venham a colidir impedindo a invasão na pista oposta. Recentemente, a norma determinou a transição entre barreiras metálicas e de concreto, próximas a OAE – Obra de Arte Especial, para aperfeiçoar a continuidade de proteção com segurança ao usuário. Ou seja, em caso de colisão, o veículo pode deslizar de forma natural sem sofrer o chamado cisalhamento. 

Mas, além de estradas, podem as barreiras rígidas podem figurar em indústrias, ruas e praças para disciplinar o fluxo de veículos e pessoas em uma determinada área. E ao projetista cabe entender a escolha adequada para cada caso. A correta execução inclui medidas de comprimento necessário, altura, sistema de drenagem,  

Existem igualmente barreiras New Jersey móveis em material plástico, de cor branca ou vermelha, cheias com água ou areia. 

Estas barreiras foram inicialmente desenvolvidas na região de Nova Jersey nos Estados Unidos de onde vem o seu nome. A forma atual foi usada pela primeira vez em 1959. 

As concessionárias do Programa de Concessão de Rodovias necessitam de serviços de segurança viária e contratam empresas especializadas. A Renove Engenharia, ao longo de seus quase dez anos executa obras para a implantação de Barreiras Rígidas – Ney Jersey. De acordo com um dos engenheiros que faz parte da equipe, Adeildo Roberto Santos, a estrutura, por exemplo, se instalada nas laterais das rodovias, pode impedir a queda do veículo talude abaixo. O correto posicionamento da barreira na pista absorve a energia de colisão, desacelerando e reconduzindo o veículo à via com o mínimo de dano, desde que observados diferentes quesitos”, explica. 

De acordo com Santos, o portfólio da empresa inclui obras para a concessionárias Via Brasil – MT 246, onde os dispositivos barreiras rígidas foram necessários para conferir mais segurança para os usuários que trafegam nas rodovias dos municípios de Tangará da Serra e Barra dos Bugres, no Mato Grosso.  

Redação Agência LEV 

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