O concreto projetado é amplamente utilizado nas obras de engenharia e as aplicações variam desde estabilização de encostas, reforço estrutural de lajes, vigas e pilares, paredes de contenção, reservatórios, barragens, paredes de concreto armado e túneis. Ele é pneumaticamente transportado e projetado em alta velocidade sobre a superfície. É autocompactado e de grande resistência. É muito indicado para concretagens emergenciais de estruturas que sofreram algum tipo de dano.
As técnicas de aplicações do concreto projetado são diferenciadas. Por meio de tubulação e propelida em velocidade e pressão elevadas sobre a superfície, o material lançado adere à superfície pela força do impacto, podendo inclusive ser projetado contra a gravidade, ou seja, de baixo para cima. O resultado é um concreto resistente, que também conta com material específico, o aditivo para pega, o que gera alta compacidade.
O alcance dessa projeção chega até 60 metros de distância e, além de vantagens também apresenta desvantagens de acordo com as formas seca ou úmida empregadas levando em consideração o estudo do cenário e o acesso da obra.
De acordo com o analista de engenharia da Renove Engenharia, Rodrigo Macêdo, uma excelente experiência com o concreto projetado foi adquirida em duas obras de Reforço Estrutural realizadas em parceria com a AB Concessões, ambas na MG-050. “Utilizamos a técnica na Ponte sobre o Ribeirão Quilombo, realizado no km 204, outra na ponte Ribeirão Araras, km 261. As equipes e profissionais trabalham com equipamentos diferenciados e manuseios especiais e EPI’s adequadas. Portanto vale uma consulta especializada quanto a esse serviço,” conclui.
No Brasil, a técnica é utilizada desde a década de 60
Quando comparado com o concreto tradicional a dosagem do cimento não muda (variando de 300 e 375 kg/m³ a 500 kg/m³ em alguns casos). O que varia são os agregados que aqui são de tamanhos diferentes e a forma de aplicação, que confere velocidade e pressão elevada sobre a superfície, tornando a aderência, selamento e resistência em curto prazo. Esse concreto requer os mesmos cuidados com a cura em relação ao concreto convencional.
De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) o concreto projetado é definido como “um concreto com dimensão máxima do agregado superior a 4,8mm, transportado através de uma tubulação e projetado, sob pressão, a elevada velocidade, sobre uma superfície, sendo compactado simultaneamente”. Sobre uso de cimento não há restrição.
Redação Agência LEV Comunicação