Para que o talude resista à ação do tempo são necessárias intervenções que previnam as erosões. Naturalmente, a parte inferior de pontes e viadutos sofrem erosões, provenientes de chuvas em excesso, má execução ou falta dos dispositivos de drenagem, ou até mesmo, elevação dos leitos dos rios. Essa condição, acaba comprometendo o acesso ao local, expõe a estrutura da OAE, entre outros problemas.
Existem várias técnicas empregadas a fim de conter os deslizamentos, entre elas o gabião. O método consiste na montagem de uma malha de fios de aço que amarra pedras britadas, também chamada de cestão, bastante utilizado.
Nestes serviços de contenção podem-se adotar dois tipos de solução: o gabião tipo colchão Reno ou gabião tipo caixa, que trazem maior resistência e durabilidade às encostas. Nessas técnicas utilizam-se materiais da própria natureza para formar a contenção, o conhecido rachão, que é envolvido por telas e, dessa maneira, protege o solo evitando assim as erosões. A medida preserva o meio ambiente e confere vantagens como flexibilidade e drenagem com grande durabilidade e resistência.
Entre as obras realizadas pela Renove, o analista de engenharia Rodrigo Macedo destaca a recuperação executada para a Autopista Régis Bittencourt, concessionária administrada pelo Grupo Arteris. “A utilização da técnica nessa contratação foi essencial devido ao talude estar situado às margens d’água, na Ponte sobre o Rio São Lorencinho, em Miracatu/SP. A obra localizada na BR-116, km 366,6, teve como principal serviço a recuperação com a solução de gabião, caixa e colchão Reno, além das recuperações de dispositivos de drenagem”, explica o analista.
Com nove ano de experiência no mercado de infraestrutura rodoviária, a Renove Engenharia possui diversos cases de sucesso com obras de contenção que garantem a segurança e durabilidade de taludes.
Redação Agência LEV Comunicaçã