Recuperação Subaquática: Operação que requer serviço especializado 

Esse tipo de recuperação é realizado em pontes, portos e barragens que possuem parte de sua estrutura constantemente submersa, e sofrem com os danos causados pelo tempo, correnteza e até falhas de projeto. 

As pontes são estruturas de concreto, aço, ou de composição mista, que unem um ponto a outro sobre rios ou mares. Com o tempo, essas estruturas sofrem os impactos causados pela água e sua correnteza como, por exemplo, corrosão, desagregação do concreto e até nichos de concretagem. 

Quando ocorre esse tipo de patologia, é necessário realizar o reforço e/ou recuperação da estrutura de concreto. Em casos de oscilações frequentes do nível d´água a intervenção é chamada de recuperação subaquática. 

A recuperação subaquática é realizada por equipes capacitadas, incluindo mergulhadores profissionais, que fazem a análise e levantamento das patologias.  

O engenheiro especialista faz a elaboração de relatórios e projetos de reparos e/ou reforço para que a estrutura seja tratada, e volte a ter um bom desempenho estrutural. 

Obras de recuperação subaquática 

A Renove Engenharia, empresa especializada em serviços de recuperação e reforço estrutural de OAE – Obra de Arte Especial já realizou diversos serviços de recuperação e  reforço estrutural subaquático em importantes estruturas como a Ponte sobre o Rio Jacupiranga, km 457+490 m da BR-116, Pariquera-Açu/SP e  Ponte sob o Rio Mogi Guaçu, km 228+100 m da SP-330 – Rodovia Anhanguera, Porto Ferreira/SP.  

De acordo com engenheiro e sócio-diretor da empresa, Alex de Oliveira, “a realização desse serviço requer planejamento e várias etapas de grande desafio e responsabilidade. Também trabalhamos com protocolos de qualidade e sustentabilidade em respeito à natureza.” 

Oliveira também ressalta que a etapa de sinalização é outro importante item a ser realizado. “As intervenções subaquáticas são sinalizadas sob o curso d’água, considerando trechos de rios navegáveis ou não, garantindo assim a segurança de nossos colaboradores, e da população local.” 

Redação Agência LEV Comunicação

Menu