O controle de erosão em taludes é fundamental para garantir segurança e evitar acidentes 

O talude funciona como base de sustentação e pode ser de origem natural ou artificial. Os naturais, mais conhecidos, por exemplo, são os morros que sofrem com as erosões. Já os taludes artificiais são os declives de aterros executados para prevenir os deslizamentos de terras, tendo como resultado, a estabilidade durante uma obra. 

Na construção civil, o talude artificial é uma contenção muito utilizada devido preservação do solo. A execução pode envolver a aplicação de concreto projetado e drenagem para que a construção resista à pressão gerada pela terra. Vários fatores implicam na estabilidade dos taludes, a pouca vegetação e erosão consequentemente indicam riscos. Neste caso, são necessárias as intervenções para melhorias e segurança contra deslizamentos.  

Avaliação e projetos

O engenheiro Alex Sandro de Oliveira de Melo, sócio-diretor da Renove Engenharia, explica que antes de estabelecer qualquer avaliação prévia para evitar que o solo venha sofrer acidentes e catástrofes de ordem civil, são necessárias a elaboração do anteprojeto e as definições que promovem subsídios de base e conclusão nas escolhas da melhor técnica aplicável ao problema apresentado.  

“Levamos em conta a possibilidade de sondagens, levantamentos topográficos, investigações geotécnicas, geológicas, hidrológicas de permeabilidade e condutividade hidráulica, instrumentações de aferição de movimentos de massa de solo, conforme preveem órgãos técnicos, afirma o engenheiro. 

Entre as soluções para estabilização e resistência de um talude podemos citar: retaludamento, concreto projetado, solo grampeado e muros de arrimo. Diante do solo acidentado as medidas preventivas devem ser iniciadas de imediato e com os recursos bem aplicados para obter maior segurança. 

Recuperação de Taludes

A Renove Engenharia realizou diversas obras de recuperação de talude em parceria com concessionárias do Programa de Concessão de Rodovias, como resultado, temos a garantia mais segurança para o tráfego de veículos e usuários nas estradas. 

Na BR-101, km 143,8, cidade de Palhoça/SC, fez a recuperação do talude em parceria com a concessionária Autopista, do Grupo Arteris.  Além dessa, outras obras de contenção de encostas às margens de rios para melhorias no entorno também foram executadas. “Com o passar do tempo, naturalmente, a parte inferior de pontes e viadutos sofrem danos, que também podem ser causados por má execução de serviços de drenagem, sofrendo inundações de chuvas e rios. Nesses casos, a erosão pode comprometer o acesso ao local”, comenta Oliveira. 

Em casos como este, podem ser realizados serviços de colchão Reno ou gabião, que proporcionam mais durabilidade às encostas. Essas técnicas são provenientes de materiais da própria natureza, o que preserva o meio com segurança e qualidade. Os serviços de drenagem realizados paralelamente ou em conjunto aos de contenção de encostas, nas OAE’s, são extremamente importantes e, por vezes, complementares.  

A Renove também executa a técnica buzinodes em pontes, e/ou canaletas para direcionar a água de forma adequada, preservando dessa forma, os taludes.  

Redação Agência LEV Comunicação

Menu